Você já parou para pensar na diferença entre MDF e MDP?
Venha conosco nesta leitura e confira as principais características de ambos materiais e como escolher a opção certa!
Na hora da compra de um móvel ou quando mandar fazer seu armário de cozinha ou dormitório, uma dúvida pode se tornar inevitável: MDP ou MDF.
Tanto o MDF (Medium Density Fiberboard ou, em português, chapa de fibra de madeira de média densidade) quanto o MDP (Medium Density Particleboard ou, em português, painel de partículas de média densidade) são produzidos por meio de processos similares de fabricação e tecnologia.
Os dois são feitos a partir das mesmas espécies de madeira reflorestada, pinus e eucalipto, mas a diferença reside na produção de partículas no MDP e de fibras cozidas no MDF.
Os fabricantes deixam claro que não existe painel melhor ou pior, mas diferenças técnicas determinam as possibilidades de aplicação.
A seguir, acompanhe nosso conteúdo onde reunimos diversas informações para te ajudar a escolher entre MDP ou MDF!
Quais as diferenças entre MDP e MDF?
A diferença entre o MDP e o MDF consiste na sua estrutura interna. “O MDP é feito de partículas ou pedaços de madeira prensados. Já o MDF é feito de pó de madeira prensada, aglutinada com resina sintética.
E qual é o melhor material: MDP ou MDF?
“Depende do uso que você irá fazer dele”.
Há um tempo atrás as pessoas não gostavam de MDP, que era também conhecido por aglomerado. Hoje em dia o MDP não tem nada a ver com o antigo aglomerado. O MDP é um material muito bom para se fazer portas, por exemplo, porque ele empena menos do que o MDF. O MDP suporta uma carga maior, embora seja mais leve. Ambos são materiais muito bons.
MDF: são painéis uniformes e sem orientação das fibras, podendo ser cortados em qualquer sentido sem comprometer a superfície lisa.
MDP: é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem.
Quais as vantagens e desvantagens do MDF?
Vantagens:
- preço mais baixo do que a madeira maciça e o fato de ele ser feito de pinus ou eucalipto reciclado, sendo, portanto, ecologicamente correto.
- É fácil de pintar e, graças à sua superfície lisa, é fácil fazer a fixação de acabamentos laminados. Além disso, é uma madeira tratada para evitar pragas, como cupins, por exemplo.
- Diferente da madeira maciça, que é “viva” e “trabalha” conforme a temperatura ambiente, o MDF não se expande ou se contrai devido ao calor e umidade, como ocorre com a madeira maciça.
- Resistente e homogêneo, o MDF é consistente em termos de tamanho e espessura.
Desvantagens:
- O MDF não pode ser exposto à água, sob risco de inchar e danificar. A resina sintética torna o MDF mais pesado.
Quais as vantagens e desvantagens do MDP?
Vantagens:
· Resistência, pois suporta mais peso do que o MDF e não empena com facilidade; é mais resistente à água e à umidade, podendo ser usado em móveis de banheiro e cozinha; é sustentável, pois é fabricado a partir de madeira de reflorestamento, como pinus e eucalipto; seu preço é mais barato do que o MDF.
Dentre as desvantagens, está o fato de ele ser mais pesado.
Como e quando usar MDP ou MDF?
Prefira o MDF para uso em painéis, móveis de cozinhas, berços, roupeiros e qualquer móvel com detalhes usinados (quando a matéria-prima industrial é submetida à ação de uma máquina cujas peças são cortadas, furadas, esculpidas ou rebaixadas).
Utilize o MDP em móveis retilíneos, que não passam por processos de usinagem, nem requerem resistência mecânica, como armários, estantes, balcões e mesas.
Conclusão
Como você pode conferir, MDF e MDP são excelentes matérias-primas e podem ser usadas em seus móveis de forma combinada ou individualmente, dependendo do tipo de móvel que você precisa e do uso que você fará dele.
A Hipermac está sempre buscando novos assuntos para lhe manter informado!